terça-feira, 31 de maio de 2011

Relatório prevê queda no consumo energético mundial em 2050

  


Energia renovável pode atender 95% da demanda

A demanda energética mundial poderá ser suprida em 95% por energias renováveis até 2050, segundo um relatório divulgado em 03 de fevereiro pela ONG ambientalista WWF e pela consultoria energética Ecofys.

O estudo aponta que até 2050 a demanda energética total poderá ser 15% inferior à de 2005, graças a medidas de economia de energia, apesar da previsão de aumento da população, da produção industrial e do transporte de cargas e de passageiros.

Atualmente, mais de 80% da energia global vêm de combustíveis fósseis, mas o relatório diz que a energia nuclear, os combustíveis fósseis e a biomassa poderão ser praticamente abandonados nas próximas quatro décadas.

Para isso, será preciso reduzir em pelo menos 60% os gastos com calefação de edifícios, por meio da melhora na eficiência energética e do uso de energia solar e calor geotérmico.

O relatório defende também a modernização das instalações elétricas, a adoção de redes inteligentes de transmissão de energia e a prioridade do transporte elétrico. Incentivos financeiros também teriam um papel importante: o estudo estima que serão necessários investimentos de pelo menos 1 trilhão para aumentar a geração de energia limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário